quinta-feira, 13 de março de 2014

Quem são os competentes?

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos

(Mateus 11:25).

Para interpretar a Bíblia não confie em pessoas supostamente "competentes".

De acordo com um pensamento bastante comum hoje em dia, é preciso a intermediação de um "especialista" para se entender a Palavra de Deus. 

Esses "entendidos" podem ser pastores, padres, teólogos, sacerdotes, etc. Muitos confiam neles como confiam nos médicos em assuntos relativos à saúde. 

Mas o próprio Senhor Jesus declarou: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (João 14:26). 

É o Espírito Santo que nos ensina, pois "o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade" (João 16:13).

Outra ideia equivocada é afirmar que compreendemos a Bíblia através do nosso intelecto. Mas os pensamentos de Deus estão tão acima dos nossos que o mais brilhante dos cérebros é absolutamente incompetente para entendê-los (Isaías 55:9). 

Deus nos deu Sua Palavra para que creiamos nela, "porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria" (1 Coríntios 1:19-21).

E as passagens difíceis? Peça ao Senhor que lhe ajude. Ele não deixará de ajudá-lo, quer seja por intermédio de Seu Espírito, ou de um crente mais experiente ou até de um livro. Mas é preciso crer antes de tudo.

Mergulhe no que a Bíblia expressa sobre a mente e o coração de Deus, pedindo ao Senhor que Se revele pessoalmente a você. 

E a única "competência" para isso é a fé.

Fonte: Devocionário Boa Semente

Nenhum comentário:

Postar um comentário