quinta-feira, 20 de março de 2014

O erro dos saduceus

quinta-feira

Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” [Mateus 22.29]
Os fariseus e os saduceus estavam em constante debate e desacordo. Por exemplo, os fariseus haviam construído uma intrincada teologia da vida após a morte, mas os saduceus a rejeitavam, ensinando que a alma e o corpo morrem juntos. 
Mais básicas eram as suas atitudes distintas para com a Escritura, ambas criticadas por Jesus. Os fariseus acrescentavam à Escritura suas tradições; os saduceus subtraíam da Escritura seu elemento sobrenatural.
Durante a Semana Santa, alguns saduceus vieram a Jesus com uma pergunta capciosa, baseada na lei do levirato. 
Ela determinava que, se um marido morresse sem filhos, seu irmão deveria se casar com a viúva. 
“Bem”, disseram os saduceus, “havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu. Como não deixou filhos, seu irmão casou-se com a viúva. O mesmo aconteceu com o segundo, com o terceiro, até o sétimo. 
Finalmente, depois de todos, morreu a mulher. Pois bem, na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa, visto que todos foram casados com ela?” Pode-se imaginar o sorriso afetado no rosto dos saduceus. Eles pensaram que tinham sido admiravelmente inteligentes e poderiam ridicularizar a crença na vida após a morte.
Jesus iniciou e terminou sua resposta com uma declaração clara de que os saduceus estavam equivocados, aliás, “muito enganados” (Mc 12.27). Além disso, o erro deles era devido à sua ignorância. Eles não conheciam nem a Escritura nem o poder de Deus.
Como exemplo da ignorância dos saduceus em relação à Escritura, Jesus lhes contou o episódio da sarça ardente e o que estava implícito no anúncio do próprio Deus de que ele era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. 
Deus havia estabelecido com os patriarcas uma aliança de amor única. Será que os saduceus pensavam que uma aliança como essa poderia ser quebrada pela morte? Ainda hoje muitos erros na igreja se devem à ignorância ou ao desrespeito pelas Escrituras.
A causa mais básica do erro dos saduceus, porém, foi outro tipo de ignorância. Eles supunham que, se havia vida após a morte, seria o mesmo tipo de vida que o de antes. 
Não parece ter-lhes ocorrido que Deus pudesse criar outra ordem de ser na qual não houvesse casamento. Eles eram ignorantes sobre o poder de Deus.
Para saber mais: Marcos 12.18-27

Fonte: Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário