quarta-feira, 30 de abril de 2014

Tornai-vos santos

Levítico 19:26-37 e 20:22-27 (leia aqui)


Essa seção do livro, que abrange os capítulos 19 e 20, inicia e termina com a mesma e notável advertência: que Israel deveria ser o povo santo de um Deus santo. 

E praticamente cada um dos mandamentos desses capítulos termina com o lembrete “Eu sou o SENHOR vosso Deus”. 

Quanto mais hoje, os que são da família de Deus,  deveriam reproduzir a santidade do Pai santo, de quem eles são filhos (João 17:11). 

Pedro cita o versículo 2 do capítulo 19, acrescentando-lhe as seguintes palavras: “Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos” (1 Pedro 1:15-16). 

Aqui não se lê apenas “porque eu sou santo”, mas “como”. Que padrão nos está proposto!

O versículo 32 chama nossa atenção quanto ao respeito devido aos idosos, um assunto do qual um jovem cristão jamais deveria descuidar. 

Nosso cristianismo tem de ser evidente em todos os nossos comportamentos; não apenas em nossa abstinência dos horríveis pecados que Deus é obrigado a denunciar em Sua Palavra, mas nos milhares de detalhes da vida cotidiana em que nos é requerido  exercer o amor e a justiça prática (vv. 34-36). 

Jamais esqueçamos que a reputação do bom nome de Cristo é colocada sobre nós (Tiago 2:7), de modo que nossa conduta tanto pode honrar ou desonrar esse precioso nome!

Fonte: Devocionário Todo dia com as Escrituras

Nenhum comentário:

Postar um comentário