quarta-feira, 9 de abril de 2014

A mensagem da cruz

quarta-feira

Para quem eu clamaria, Senhor, a não ser para ti? Nada a não ser Deus poderá satisfazer minha esperança. Só tu foste capaz de criar a minha alma. Só tu és capaz de recriá-la, imprimindo nela a imagem de teu santo Filho, meu Salvador.” [Blaise Pascal]

Meditação

Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus” (I Co. 1:22-24).

Sinais, conhecimento, fenômenos, poderes, magia. Os homens sempre foram fascinados por algo maior que eles, mais extraordinário, fenomenal. 

Sua busca não tem limites. Mas os sinais acabam exigindo outros maiores, mais poderosos; o conhecimento, da mesma forma, nunca se dá por satisfeito. 

São como drogas, a dose seguinte é sempre maior que a anterior. A espiritualidade de muitos é assim. 

Buscam sinais, sabedoria, poderes, e encontram-se sempre vazios, ansiosos, esperando a próxima dose. Drogados espirituais.

Cristo crucificado é tudo o que precisamos. Paulo optou por uma mensagem, ignorou as exigências de gregos e judeus. 

Ele sabia que Cristo, sua morte e ressurreição, é o que a alma humana necessita, nada mais. Tudo o mais deve sujeitar-se à cruz, render-se ao seu poder e glória, aceitar sua primazia na redenção. 

Mas a cruz é loucura, escândalo, vergonha. Não fascina como os sinais, nem seduz como a sabedoria. A cruz é sofrimento, renúncia, entrega e dor. 

Mas para aqueles que reconhecem nela o triunfo do amor, ela se transforma no poder e sabedoria de Deus.
Em que se baseia a sua espiritualidade? Na cruz e sua mensagem, ou nas experiências, sinais e conhecimento?

Intercessão

Interceda hoje para que a mensagem da igreja continue centrada na cruz, que pastores e líderes não sejam seduzidos pelas exigências dos gregos e judeus dos nossos dias.

Hino

Rude cruz se erigiu, dela o dia fugiu, como emblema de vergonha e dor.
Mas eu amo esta cruz, porque nela Jesus, deu a vida por mim pecador.


Sim eu amo a mensagem da cruz, ‘té morrer eu a vou proclamar.
Levarei eu também minha cruz, ‘té por uma coroa trocar.


Desde a glória dos céus, o Cordeiro de Deus, ao Calvário humilhante baixou.
Esta cruz tem prá mim, atrativos sem fim, porque nela ele me resgatou.


Nessa cruz padeceu, e por mim já morreu, meu Jesus para dar-me o perdão.
Eu me alegro na cruz, dela vem graça e luz, para minha santificação.


Eu aqui com Jesus, a vergonha da cruz, quero sempre levar e sofrer
Ele vem me buscar, e com ele no lar, uma parte da glória hei de ter.


Oração

Senhor, sempre fugimos da cruz. Preferimos os raios e trovões que ela provoca do que ela mesma, a agitação e tumulto em volta dela, do que olhar para ela. Talvez seja por isto que muitos de nós não temos experimentado o poder da salvação, porque ao invés da cruz, buscamos seus sinais. 

Faça de nós uma igreja de poder, não por seus sinais, mas pela cruz que ela carrega, a cruz de Jesus Cristo. Amém.

Fonte: Retirado de Para Celebrar a Páscoa – Meditação e Liturgia, Ricardo Barbosa. Editora Ultimato.

http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2014/04/09/autor/ricardo-barbosa-de-sousa/a-mensagem-da-cruz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário