sexta-feira
Pois o que
primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos
nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no
terceiro dia, segundo as Escrituras. [1 Coríntios 15.3-4]
Uma boa maneira de comunicar a mensagem dos apóstolos com
fidelidade é dividindo-a em quatro partes, a saber:
Primeiro, os eventos do evangelho. Embora os apóstolos
apresentassem toda a obra salvadora de Jesus, incluindo sua vida e ministério,
sua exaltação e sua futura vinda, eles se concentraram na morte e ressurreição
de Jesus, como acontecimentos históricos e por sua importância salvífica.
Segundo, as testemunhas do evangelho. Os apóstolos recorreram a
uma dupla evidência como garantia da autenticidade de Jesus, de modo que pela
boca de duas testemunhas a verdade pudesse ser estabelecida (Dt 19.15).
A
primeira evidência estava nas Escrituras, no Antigo Testamento, e a segunda no
testemunho dos próprios apóstolos. “Somos testemunhas”, Pedro repetiu várias
vezes.
Assim, a verdade sobre o único Cristo foi duplamente comprovada. Não
temos o direito de anunciar um outro Cristo, fruto de nossa imaginação, ou de
nos concentrarmos em nossa própria experiência, uma vez que não fomos
testemunhas oculares do Jesus histórico.
Nossa responsabilidade é anunciar o
verdadeiro Cristo das Escrituras, do Antigo e do Novo Testamento. As
testemunhas originais são os profetas e apóstolos; nosso testemunho é sempre
secundário em relação ao deles.
Terceiro, as promessas do evangelho. O evangelho são as boas
novas não somente do que Jesus fez por meio de sua morte e ressurreição, mas
também pelas consequências que nos oferece: o perdão dos nossos pecados (para
apagar o passado) e o dom do Espírito (para nos tornar novas pessoas). Juntas
elas representam salvação e liberdade, e ambas são publicamente simbolizadas
pelo batismo.
Quarto, as condições do evangelho. O evangelho exige uma
conversão radical do pecado para Cristo. Essa mudança é caracterizada
interiormente por uma atitude de arrependimento e fé, e expressa exteriormente
pelo batismo. Com isso, passamos a ser fiéis a Cristo e somos transferidos para
a nova comunidade de Jesus.
Portanto, estes são os quatro aspectos da mensagem — dois
eventos (morte e ressurreição de Cristo), comprovados por duas testemunhas
(profetas e apóstolos), com base nos quais Deus faz duas promessas (perdão e o
dom do Espírito) sob duas condições (arrependimento e fé, através do batismo).
Há um sentido de harmonia e completude em torno do evangelho bíblico.
Para saber mais: 1 Coríntios 15.1-11
Fonte: Retirado de A
Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.
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