quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

No santuário

Êxodo 25:23-40 (leia aqui)

Enquanto a arca fala de um Cristo por meio de quem os direitos de Deus têm sido perfeitamente preservados, a mesa representa continuamente Cristo sustentando os Seus na presença de Deus. 

Feita do mesmo material que a arca (acácia revestida de ouro), com moldura e bordadura de ouro ao redor, que falam respectivamente de glória e proteção, ela fora planejada para levar:

1) os doze pães da proposição (Levítico 24:5-6), uma figura do povo de Deus em sua perfeição;

2) e os utensílios mencionados no versículo 29, os quais nos asseguram o poder sustentador de Cristo para nós em serviço (Marcos 16:20).

Simbolicamente, todo o povo de Deus está no santuário, carregado pelo Senhor e sustentado por Ele na luz divina. 

Isso nos conduz ao candelabro de ouro puro, símbolo dAquele que esteve aqui na terra como "a luz do mundo". 

O candelabro tem sete lâmpadas de ouro, uma indicação das testemunhas de Deus, correspondendo hoje às igrejas (Apocalipse 1:12 e 20). 

Estas últimas têm a responsabilidade de difundir a luz neste mundo tenebroso, mediante a energia do Espírito Santo (o azeite). "Vós sois a luz do mundo", disse Jesus aos Seus com respeito ao período de Sua ausência (Mateus 5:14). 

Porém, para manter as lâmpadas acesas, eram necessárias as espevitadeiras (pinças, tenazes) (v. 38), uma figura do cuidado contínuo de nosso Sumo Sacerdote.

Fonte: Devocionário Todo o dia com as Escrituras

Nenhum comentário:

Postar um comentário