domingo, 23 de fevereiro de 2014

Maravilhosa herança

Êxodo 23:20-33 (leia aqui)


O Senhor não dá apenas mandamentos a Israel. Ele os envolve com Seu afetuoso cuidado. 

Ele suscita um guia para eles: Seu Anjo, que devia ir adiante deles e guiá-los, e ao mesmo tempo conduzi-los em suas batalhas. 

Além disso, deste momento em diante, Deus dá a eles instruções quanto ao final de sua peregrinação. 

Uma vasta extensão da terra que iriam possuir por herança tinha sido demarcada antes disso (v. 31).

Do mesmo modo, Deus tem feito provisão, em nossos dias, para a jornada cristã nesta terra, dando-nos um companheiro, o Espírito Santo. 

A exortação a Israel no versículo 21, "Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz… pois nele está o meu nome", talvez possa ser associada à exortação no Novo Testamento para não entristecer o Espírito Santo de Deus (Efésios 4:30). 

Da mesma forma, em Sua graça, Deus queria que os Seus tivessem conhecimento de onde o caminho deles os levaria: à maravilhosa herança que Ele preparou no céu para eles em Cristo.

Porém, dentre todos os cuidadosos propósitos de Deus, há uma coisa que talvez estejamos relutantes em compreender e aceitar: o grande interesse de que o Seu povo permaneça completamente separado das nações vizinhas. 

No entanto, não é para privá-los de qualquer coisa boa que Deus insiste na separação deles. Pelo contrário, é por amor e para preservá-los daquilo que certamente seria uma armadilha (v. 33).

Fonte: Devocionário Todo dia com as Escrituras

Nenhum comentário:

Postar um comentário