terça-feira, 23 de setembro de 2014

CONFORMIDADE OU OBEDIÊNCIA?

Se me amais, guardai os meus mandamentos (João 14:15).

Obediência é uma atitude do coração para com uma autoridade maior. Como cristãos, nossa autoridade maior é o próprio Deus. 

A obediência também se refere à atitude individual para com Deus. O legalismo, por outro lado, coloca as ordens acima das pessoas. 

Enfatiza a própria lei, e a mantém pelo bem da lei, e não pela glória do Legislador. Os que são legalistas tendem a olhar para as atividades e falhas dos outros e jamais para o próprio coração. 

Esta postura era comum aos fariseus no tempo em que o Senhor viveu neste mundo. Em Romanos 2, Paulo descreve de maneira vívida os líderes religiosos daquela época. 

Temos de entender que devemos sempre checar nosso coração acerca das motivações para a obediência.

A conformidade é exterior ao homem. Muitos se conformam às leis exteriormente por medo de represálias; isso não é de modo algum obediência. 

Quantas vezes dirigimos nosso carro no limite da velocidade da via, enquanto em nosso coração desejaríamos estar muito acima da velocidade permitida! 

Há um princípio aqui. A conformidade à lei, humana ou divina, pode evitar a punição; mas jamais trará a paz e a alegria que acompanham a obediência ao Senhor.

Obediência é antes de tudo uma questão de ouvir. Podemos ouvir em uma posição de disponibilidade para obedecer, reconhecendo quem está acima de nós, ou caímos no orgulho e nos recusamos a dar ouvidos e obedecer.

Por definição, a obediência envolve submissão à autoridade e à sabedoria. E, portanto, a desobediência se enraíza na rebelião, que pode se manifestar abertamente, ou pior ainda, no oculto do coração.

Fontes: Devocionário Boa Semente e Devocionário Todo dia com a Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário