segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O vencedor do mundo

Quem pode vencer o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus. (1Jo 5.5)

O desafio pela frente é titânico (palavra que lembra os gigantes da mitologia que pretendiam escalar o céu e destronar Júpiter). 

Obedecer aos mandamentos e nadar contra a correnteza só é possível com ajuda externa. A dificuldade não vem só de dentro (a força da pecaminosidade latente) nem só do espaço (a força das potestades do ar). 

Ela vem também das vizinhanças, dos nossos arredores, do meio em que vivemos – do nascimento à morte. É a sociedade na qual estamos inseridos, formada toda ela de pecadores, de entes caídos, e dirigida por eles mesmos, sob o comando do Diabo, o tirano-mor, o grande usurpador, o príncipe deste mundo (Jo 12.31). 

Mesmo que tenha muita coisa bonita e positiva, este mundo, grosso modo, não presta. Basta consultar a História, abrir os olhos, ligar a televisão e abrir os jornais.

João parece ser especialista em mundo. É quem mais fala sobre o assunto. Antes de escrever sobre como vencer o mundo, ele diz francamente para não amar o mundo nem as coisas que nele há porque quem ama o mundo não ama a Deus e também porque “nada que é deste mundo vem do Pai”, acrescentando ainda que “o mundo passa, com todo aquilo que as pessoas cobiçam” (1Jo 2.15-17).

A questão, então, é sobre quem é capaz de vencer o mundo, isto é, quem é capaz de derrotar tudo o que se opõe a Deus. 

Na compreensão e na experiência de João, “somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus” pode ser o vencedor do mundo. É um apelo ao cristianismo autêntico, não de mentirinha, não de fachada. 

Ao cristianismo básico, aquele que anuncia um Jesus humano e divino, morto e ressuscitado, cordeiro e leão, sofredor e vencedor. A ligação do crente com este Jesus é como o de um ramo com a videira (Jo 15.1). 

É desse que vem a seiva necessária; é do relacionamento real da ovelha com o bom grande pastor que vem a força necessária para transformar um perdedor num vencedor do mundo. É a partir dessa junção que se pode dizer que os mandamentos não são difíceis e que se pode crer na vitória sobre o mundo.

É possível vencer o mundo permanecendo ligado à Videira!

Fonte:  Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos. Editora Ultimato.

http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2015/10/31/autor/elben-cesar/o-vencedor-do-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário