terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O MOMENTO DA DESPEDIDA

Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros. E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei

(Salmo 71:18; Isaías 46:4).

Jacó, um homem de idade avançada e doente, mandou chamar seu filho José e os dois filhos dele. Era o momento da despedida, tempo de recordações e conselhos. 

Ele lhes contou uma situação que muito o marcara: a morte de Raquel, a mulher que amava, e mãe de José. "Vindo, pois, eu de Padã, morreu-me Raquel no caminho, na terra de Canaã, havendo ainda pequena distância para chegar a Efrata; e eu a sepultei ali, no caminho de Efrata, que é Belém" (Gênesis 48:7). 

A morte de Raquel foi uma profunda perda para este ancião, que depois de quarenta anos, ainda se comovia com o fato.

Ao se recuperar, após esse instante de comoção, Jacó mandou os netos se aproximarem de sua cama. 

Não estava desanimado nem abatido. Queria abençoá-los e lhes comunicar uma mensagem, um tesouro da parte de Deus. 

Suas palavras ressoam ainda hoje. Representam o balanço de uma vida, a passagem de uma geração para a outra: "O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia; o anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes" (Gênesis 48:15-16).

Crentes, neste fim de ano, que talvez seja o último de sua vida, apropriemo-nos destas palavras. 

Sim, Deus cuida de nós como o bom pastor. De quantos laços nos livrou! Supriu todas as nossas necessidades e continuará suprindo. 

E, contrariamente ao costume deste mundo, Deus não nos abandona quando envelhecemos! Ele nos guarda até o último suspiro de vida aqui, e nos recebe em Suas moradas celestes depois de entrarmos na eternidade.

Fontes: Devocionário Todo dia com a Paz e Devocionário Boa Semente

http://www.apaz.com.br/todo_dia/2014/dezembro30.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário