quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Radiografia, diagnóstico e cura

quinta-feira 

Vê se em minha conduta algo te ofende. (Sl 139.24.)

Qual é a nossa conduta? 

Precisamos saber a verdade nua e crua. Não devemos aceitar falsos elogios nem desaprovação injusta. 

Precisamos de uma avaliação que mostre os erros e os acertos. O nosso próprio juízo não basta, porque não conseguimos ser rigorosos com nós mesmos como o somos com os outros. 

Enxergamos o cisco que está no olho do nosso irmão, mas não vemos a viga que está em nosso olho (Mt 7.3).

É essa dificuldade generalizada que leva o salmista a suplicar a Deus: “Vê se em minha conduta algo te ofende” (Sl 139.24). 

É a análise do maravilhoso conhecimento de tudo e de todos da parte de Deus que encoraja o salmista a entregar-se ao julgamento divino. 

Ele insiste na oração: “Sonda-me”, “Examina-me”, “Perscruta-me”, “Conhece-me”, “Prova-me”. 

Ele está se expondo diante de Deus, está tirando a roupa na presença do Senhor, está se mostrando àquele que conhece inteiramente até mesmo a palavra que ainda não terminou o percurso entre o cérebro e a língua.

O salmista confessa que não se conhece direito, que o seu conhecimento é limitado. 

Ele quer que Deus revele sua verdadeira identidade, pois ele parece ser um hoje e outro amanhã. 

Ele quer que Deus conheça seus pensamentos, seus sentimentos, suas preocupações e suas inquietações. 

Ele quer uma radiografia não dos órgãos que estão no ventre, mas do seu íntimo, pois é dali que sai tudo que é ruim e tudo que é bom (Mt 15.19).

Além da sondagem, o salmista deseja ter o diagnóstico e a cura: “Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”.

Fonte: Retirado de Refeições Diárias com os Salmos. Editora Ultimato.

http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2014/11/27/autor/elben-cesar/radiografia-diagnostico-e-cura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário