segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Cuide-se

segunda-feira

Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. (Gálatas 6.1)

Esta passagem nos dá uma advertência muito séria. Ela tem o objetivo de reprimir a severidade daqueles que não ajudam nem consolam aqueles que caem em pecado. Agostinho diz: “Não há um pecado cometido por uma pessoa que não possa também ser cometido por qualquer outra pessoa”. Estamos sempre andando em um caminho escorregadio. É muito fácil cair se nos tornarmos orgulhosos ou se sairmos da linha. “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (1Co 10.12).

Davi era um homem santo, cheio de fé e do Espírito de Deus. Ele recebeu promessas gloriosas de Deus e fez grandes coisas para Deus. Mas ele caiu de forma vergonhosa. Depois de ter suportado e vencido as muitas dificuldades que Deus usou para prová-lo e, apesar de já estar avançado em idade, ele foi vencido pela paixão da juventude. Se isso pôde acontecer a um homem como Davi, como podemos, nós, ter por certa a nossa habilidade de permanecer firmes? Por meio desse exemplo, Deus nos mostra a nossa própria fraqueza, para que não nos exaltemos, mas tenhamos temor. Deus também nos mostra seu julgamento. Para ele, nada é mais intolerável do que o orgulho, seja contra ele ou contra um irmão ou irmã. Assim, não é à toa que Paulo diz: “Cuide-se […] para que também não seja tentado”.

Aqueles que têm enfrentado tentações sabem quão importante é isso. Alguns não têm enfrentado e, assim, não entendem o que Paulo diz e falta-lhes compaixão por aqueles que caem.

Fonte: Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato.

http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2015/08/24/autor/martinho-lutero/cuide-se/

Nenhum comentário:

Postar um comentário