quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A QUEM VOCÊ OUVE?

Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era 

(Tiago 1:23-24).

Diz-se que na entrada do templo de Apolo, em Delfos, estavam entalhadas as seguintes palavras: "Conhece-te a ti próprio". Todos os que iam ao templo deveriam estar preparados para ouvir o oráculo de Apolo pronunciar a verdade sobre eles mesmos, por mais severa que fosse. Por isso, poucas pessoas se aventuravam a entrar.

Em geral não vemos a nós mesmos como realmente somos, e isso é um fato. Não gostamos de enxergar nossas falhas. É por isso que tantas pessoas escolhem permanecer ignorantes em relação à Palavra de Deus. Eles temem olhar nesse "espelho". No entanto, ao contrário do oráculo de Apolo em Delfos, a Bíblia é a verdade, pois nos mostra os pensamentos do Deus vivo.

A maioria apenas imagina como os outros os avaliam. E para terem certeza, fazem testes ou procuram psicólogos. Quando se comparam aos demais, ou ficam satisfeitos consigo mesmos ou sucumbem à depressão. Fora da luz de Deus, o autoconhecimento só gera morte, porque a sabedoria humana não produz vida para nosso espírito. 

O que temos de fazer é ouvir o que o Deus vivo - que nos conhece como ninguém - tem a dizer sobre nós: "Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo" (Isaías 1:6). Este é o diagnóstico divino. E certamente não é nada agradável. No entanto, o autoconhecimento debaixo da luz de Deus é o primeiro passo na estrada para salvação (Salmo 36:9). O segundo passo é o arrependimento; o terceiro consiste em crer no Senhor Jesus. E então a opinião dos homens já não terá o mesmo peso esmagador de antes. 

Fontes: Devocionário Todo dia com a Paz e Devocionário Boa Semente

http://www.apaz.com.br/todo_dia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário