terça-feira, 27 de outubro de 2015

A graça de contribuir

terça-feira

Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos. 2 Coríntios 8.9

Graça é sinônimo de generosidade. O Senhor Jesus Cristo nos deu um grandioso exemplo disso em seu nascimento e em sua morte. Considere essas cinco situações. 

* Primeiro, ele era rico; sua habitação eterna eram as mansões celestiais; ele compartilhava com o Pai o domínio sobre toda a criação, imune ao pecado, à dor e à morte.

* Segundo, ele se fez pobre. Não somente “esvaziou-se a si mesmo” e “se humilhou” (Fp 2.7-8), mas “poderíamos até mesmo ousar dizer que ele se empobreceu” (Handley Moule). Ele deixou de lado seu esplendor real e se tornou um servo. Foi obediente até a morte, e morte de cruz.

* Terceiro, ele fez isso por amor a pobres pecadores como nós, cuja miséria ficou evidente com a perda do paraíso e da comunhão com Deus. 

* Quarto, ele se fez pobre para nos tornar ricos — ricos com “as insondáveis riquezas de Cristo” (Ef 3.8), isto é, com a plenitude da salvação.

Assim, o Cristo rico se fez pobre para que nós, em nossa pobreza, pudéssemos enriquecer com suas riquezas. Cristo tornou-se pobre a fim de nos enriquecer. Eis uma bela declaração do evangelho! Mas o mais impressionante nesse texto é o seu contexto. 

Esse texto se encontra entre os capítulos 8 e 9 de 2 Coríntios, onde Paulo procura persuadir as igrejas gregas a aliviar a pobreza da igreja na Judeia. Embora empregue uma série de argumentos, seu grande trunfo é a cruz de Cristo. Cristo se deu completamente, e por isso eles deveriam aprender a dar. 

A contribuição cristã autêntica é espontânea, sacrifical e simbólica. Esta última foi especialmente importante para o apóstolo, pois a coleta que ele estava organizando não era simplesmente uma transferência de recursos da Grécia para a Judeia, ou dos ricos para os pobres, mas um presente das igrejas gentílicas à igreja judaica. 

Paulo percebeu que esta seria uma maravilhosa oportunidade de promover a solidariedade entre gentios e judeus no corpo de Cristo. Nossas ofertas também simbolizam nosso apoio às causas para as quais contribuímos.

Para saber mais: 2 Coríntios 8.1-9

Fonte:  Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2015/10/27/autor/john-stott/a-graca-de-contribuir-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário