quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Fé e obras encaixam-se como uma luva na mão

quarta-feira

Alguém poderá dizer: “Você tem fé, e eu tenho ações”. (Tg 2.18a)

Quanto aos dons do Espírito, um irmão pode ter um dom que o outro não tem e vice-versa. 

De tal maneira que a igreja edifica a si mesma e aos outros com a soma de todos os dons. 

Ela pode ser comparada com uma orquestra que reúne uma grande variedade de instrumentos: o violino, a flauta, o trompete, a viola de cordas, o oboé, o clarinete, a harpa, o violoncelo, os tambores – cada um contribuindo com a sua característica para formar um todo harmonioso. 

No entanto, a fé é uma só, não pode haver fé com obras e fé sem obras. Embora já tenha dito duas vezes que a fé “se não vier acompanhada de ações é coisa morta”, Tiago agora refuta a ideia de que um crente pode ter fé e outro pode ter obras. 

Em Cartas Vivas, a tradução do versículo 18 parece ser mais conclusiva: “Você acha que o caminho para Deus é a fé sozinha sem nada mais; ora, eu digo que as boas obras são importantes também, porque sem boas obras você não pode provar se tem fé ou não; mas qualquer um pode ver que eu tenho fé pelo modo que procedo”.

Para corresponder à expectativa de Deus, a fé precisa se manifestar “a partir das obras”, “por meio de obras”, “com obras”. 

Obras não só de caridade, mas também de caráter, de ética, de obediência, de comportamento novo. 

Tiago poderia citar o apóstolo Paulo, a outra autoridade na questão de fé: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho e já chegou o que é novo” (2Co 5.17). 

Como diz a tradução de Peterson, “fé e obras, obras e fé encaixam-se como uma luva” na mão.

A fé morta é um cadáver tão desprezível quanto um ídolo: ele tem ouvidos, mas não ouve; tem boca, mas não fala; tem olhos, mas não vê; tem mãos, mas elas não se mexem; tem pés, mas não anda. 

Não existem cristãos da fé e cristãos das obras. Fé e ações (ou obras) são coexistentes.

— É melhor colocar a luva da fé e das obras ou desistir por completo da salvação!

Fonte: Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos. Editora Ultimato.

http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2015/02/11/autor/elben-cesar/fe-e-obras-encaixam-se-como-uma-luva-na-mao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário