terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Cuidados e abençoados

2 Samuel 19:31-43 (leia abaixo)

O final do capítulo 17 mostra Barzilai como um dos homens que usou a própria riqueza para o bem do povo. Davi não esqueceu isso. O grande Rei que virá em glória também se lembrará dos benditos de Seu Pai. Ele lhes dirá naquele dia: “Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me” (Mateus 24:34-36).

Cheio de consideração, Barzilai não queria ser um peso para o rei, mas lhe confiou seu filho Quimã. É o maior desejo dos pais cristãos ver seus filhos seguindo ao Senhor, sendo cuidados e abençoados por Ele. Davi prometeu a Barzilai: “Tudo quanto me pedires te farei” (v. 38; João 14:14, onde o Senhor diz para os Seus: “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”). 

Davi agora cruza novamente o Jordão. Mais uma vez desfrutará de Canaã, um tipo do céu, do qual por um tempo esteve longe devido aos seus pecados. O filho de Deus tem a mesma experiência. Todo pecado o priva de desfrutar o céu no presente. Portanto, ele tem de refazer seus passos, cruzar o Jordão de novo (morte), parar em Gilgal (autojulgamento) para obter de volta a maravilhosa comunhão com o Senhor.

2 Samuel 19

31  Também Barzilai, o gileadita, desceu de Rogelim, e passou com o rei o Jordão, para o acompanhar ao outro lado do Jordão.

32  E era Barzilai muito velho, da idade de oitenta anos; e ele tinha sustentado o rei, quando tinha a sua morada em Maanaim, porque era grande homem.

33  E disse o rei a Barzilai: Passa tu comigo, e sustentar-te-ei comigo em Jerusalém.

34  Porém Barzilai disse ao rei: Quantos serão os dias dos anos da minha vida, para que suba com o rei a Jerusalém?

35  Da idade de oitenta anos sou eu hoje; poderia eu discernir entre o bom e o mau? Poderia o teu servo ter gosto no que comer e beber? Poderia eu mais ouvir a voz dos cantores e cantoras? E por que será o teu servo ainda pesado ao rei meu senhor?

36  Com o rei passará teu servo ainda um pouco mais além do Jordão; e por que me recompensará o rei com tal recompensa?

37  Deixa voltar o teu servo, e morrerei na minha cidade, junto à sepultura de meu pai e de minha mãe; mas eis aí está o teu servo Quimã; passe ele com o rei meu senhor, e faze-lhe o que bem parecer aos teus olhos.

38  Então disse o rei: Quimã passará comigo, e eu lhe farei como bem parecer aos teus olhos, e tudo quanto me pedires te farei.

39  Havendo, pois, todo o povo passado o Jordão, e passando também o rei, beijou o rei a Barzilai, e o abençoou; e ele voltou para o seu lugar.

40  E dali passou o rei a Gilgal, e Quimã passou com ele; e todo o povo de Judá conduziu o rei, como também a metade do povo de Israel.

41  E eis que todos os homens de Israel vieram ao rei, e disseram ao rei: Por que te furtaram nossos irmãos, os homens de Judá, e conduziram o rei e a sua casa dalém do Jordão, e todos os homens de Davi com eles?

42  Então responderam todos os homens de Judá aos homens de Israel: Porquanto o rei é nosso parente; e por que vos irais por isso? Porventura comemos às custas do rei, ou nos deu algum presente?

43  E responderam os homens de Israel aos homens de Judá, e disseram: Dez partes temos no rei, e até em Davi mais temos nós do que vós; por que, pois, não fizestes conta de nós, para que a nossa palavra não fosse a primeira, para tornar a trazer o nosso rei? Porém a palavra dos homens de Judá foi mais forte do que a palavra dos homens de Israel.

Fonte: Devocionário Todo dia com as Escrituras

http://www.beth-shalom.com.br/todo_dia/?dia=489

Nenhum comentário:

Postar um comentário