segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Desconfiemos de nossa própria sabedoria

2 Samuel 5:10-25 (leia abaixo)

Temos admirado a fé e a dependência que tantas vezes Davi demonstrou (e novamente nos versículos 19 e 23 para lutar contra os filisteus). No entanto, Davi ignorou uma das ordens do Senhor concernentes aos reis (Deuteronômio 17:17): ele tomou para si muitas mulheres, primeiro em Hebrom e depois em Jerusalém. 

Caso se tivesse contentado somente com Abigail (cujo nome significa alegria do pai e é um tipo da Igreja), Davi não teria tido os três filhos que lhe causaram tantas dores: Amom, Absalão e Adonias (3:2-4).

Seguindo as instruções do Senhor, a guerra contra os filisteus pôde ser rápida. Antes da segunda batalha, Davi poderia ter dito para si mesmo: “Vamos fazer como da outra vez, e tudo dará certo novamente!”. 

Mas ele não agiu assim. Ele buscou novamente ao Senhor. E se saiu bem em ter feito isso, pois a resposta foi totalmente diferente. 

Portanto, desconfiemos de nossa própria sabedoria; perguntemos a Deus o que Ele deseja que façamos e assim também nós conquistaremos as vitórias que o Senhor nos tem preparado.

2 Samuel 5

10  E Davi ia, cada vez mais, aumentando e crescendo, porque o Senhor Deus dos Exércitos era com ele.

11  E Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e carpinteiros, e pedreiros que edificaram a Davi uma casa.

12  E entendeu Davi que o Senhor o confirmara rei sobre Israel, e que exaltara o seu reino por amor do seu povo.

13  E tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas.

14  E estes são os nomes dos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, e Sobabe, e Natã, e Salomão,

15  E Ibar, e Elisua, e Nefegue, e Jafia,

16  E Elisama, e Eliada, e Elifelete.

17  Ouvindo, pois, os filisteus que haviam ungido a Davi rei sobre Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi; o que ouvindo Davi, desceu à fortaleza.

18  E os filisteus vieram, e se estenderam pelo vale de Refaim.

19  E Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas minhas mãos? E disse o Senhor a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos.

20  Então foi Davi a Baal-Perazim; e feriu-os ali Davi, e disse: Rompeu o Senhor a meus inimigos diante de mim, como quem rompe águas. Por isso chamou o nome daquele lugar Baal-Perazim.

21  E deixaram ali os seus ídolos; e Davi e os seus homens os tomaram.

22  E os filisteus tornaram a subir, e se estenderam pelo vale de Refaim.

23  E Davi consultou ao Senhor, o qual disse: Não subirás; mas rodeia por detrás deles, e virás a eles por defronte das amoreiras.

24  E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então te apressarás; porque o Senhor saiu então diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus.

25  E fez Davi assim como o Senhor lhe tinha ordenado; e feriu os filisteus desde Gibeá, até chegar a Gezer.

Fonte: Devocionário Todo dia com as Escrituras

http://www.beth-shalom.com.br/todo_dia/?dia=467

Nenhum comentário:

Postar um comentário