terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Temos certeza

terça-feira

É assim que podemos ter certeza de que estamos vivendo unidos com Deus. (1Jo 2.5b)

Um historiador precisa ter certeza de que determinado fato aconteceu em determinado lugar e em determinada ocasião. 

O juiz precisa ter certeza de que a testemunha não está mentindo. O motorista precisa ter certeza de que não deixou em casa a sua carteira de habilitação. A dona de casa precisa ter certeza de que desligou o gás. E assim vai.

O crente também precisa de certezas. Certeza do perdão, certeza da salvação, certeza da vida eterna, certeza do triunfo do bem sobre o mal, certeza da volta de Jesus, certeza da ressurreição, certeza de novos céus e nova terra e a maravilhosa certeza de que “todas as coisas [inclusive os sofrimentos do tempo presente] trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano” (Rm 8.28). 

Afinal de contas, “a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos” (Hb 11.1).

Em meio a tudo de trágico que lhe acontece, Jó diz repetidas vezes a si mesmo: “Eu sei que o meu defensor vive; no fim ele virá me defender aqui na terra” (Jó 19.25). 

Mesmo encarcerado e impedido de continuar as suas viagens, Paulo escreve a Timóteo: “Eu ainda tenho muita confiança, pois sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar, até aquele dia, aquilo que ele me confiou” (2Tm 1.12).

João leva muito a sério o valor da certeza. Essa palavra aparece quatro vezes na Primeira Carta de João. 

Uma de suas certezas é de que ele e seus leitores estão unidos com Cristo (2.5; 4.13). Outra certeza é com referência à oração: “Se pedimos alguma coisa de acordo com sua vontade, temos a cereza de que ele nos ouve” (1Jo 5.14).

— Não existe “meio-certo” ou “um pouco de certeza”. A certeza pode ser “plena” (ver Lc 1.4, ARA)!

Fonte: Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos. Editora Ultimato.

http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2015/01/20/autor/elben-cesar/temos-certeza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário