quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O “Deus disse” do começo e do fim do mundo

quarta-feira

Os céus e a terra que agora existem estão sendo guardados pela mesma ordem de Deus a fim de serem destruídos pelo fogo. (2Pe 3.7)

A soberania de Deus tornou-se realidade e visível com a criação dos céus e da terra que agora existem. Vai se mostrar outra vez realidade e visível com a destruição desses céus e terra quando aprouver a ele. 

Os primeiros céus e terra surgiram em obediência à ordem de Deus e vão desaparecer em obediência a outra ordem de Deus. O “Deus disse” do começo é o mesmo “Deus disse” do fim. “Os céus e a terra”, escreve o apóstolo, “que agora existem estão sendo guardados pela mesma ordem de Deus a fim de serem destruídos pelo fogo”. Esse traço de união dá muita força à profecia escatológica.

Assim como a criação foi incrível e completa, a destruição também será incrível e completa. O apóstolo afirma que “os céus vão desaparecer com um barulho espantoso [com ‘um terrível estrondo’, em outras versões] e tudo o que há no universo será queimado” (2Pe 3.10). 

Nenhuma outra passagem sobre o fim do mundo é tão explícita quanto essa. Pedro não usa nenhuma imagem, pintura ou palavra técnica. Ele completa: “A terra e tudo o que existe nela vão sumir” (2Pe 3.10). Tudo: as muralhas da China, a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade, o Cristo Redentor, as catedrais cristãs, as sinagogas judaicas, as mesquitas muçulmanas, os arsenais bélicos, os esconderijos de bombas atômicas, as penitenciárias, as universidades, os hospitais, os palácios, as mansões, os bunkers e quaisquer outras construções.

Curioso é que o tema do fim do mundo, embora faça parte de quase todas as religiões, é também um tema científico. Enquanto a religião traz esse evento futuro para cada vez mais perto, os astrônomos o distanciam cada vez mais do presente. Para estes, a destruição da vida na terra é inevitável, mas “está a uma distância quase inimaginável de nós hoje”, nas palavras do astrofísico Gustavo Rojas.

O “terrível estrondo” tanto pode estar muito longe como estar muito perto!

Fonte: Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos. Editora Ultimato.

http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2015/09/09/autor/elben-cesar/o-deus-disse-do-comeco-e-do-fim-do-mundo-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário